sábado, 18 de maio de 2013

Nós Temos Talento...


A charge expõem de uma forma sátira criticas a respeitos de outros artistas pelo fato de artistas como Mario de Andrade, Anita Malfatti, entre outros terem sido criticados pela nova arte chegada ao brasil, muitos afirmaram que não possuíam talento e que aquilo não era arte, então com a semana da arte moderna eles mostraram ao mundo sua arte  e conquistando a elite da classe dominante, como uma revolução na arte no período que era mais acadêmica e trouxeram estilos como Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo.

Manifesto Antropofágico


 
 Capa Da Revista De Antropofagia
                                                     
O manifesto antropofágico foi um manifesto literário escrito por Oswald de Andrade, que publicado em maio de 1928, na revista de antropofagia, na qual era o meio de comunicação responsável pela divulgação desse movimento.
Esse manifesto possuía linguagem metafórica, contendo fragmentos poéticos bem humorados, além disso Oswald utiliza algumas teorias de filósofos mundiais, entre eles Freud, Marx, Rousseau, Francis Picabia, entre outros, além das ideias dele mesmo. Tudo isso retomava características das formações da cultura brasileira, como indígenas e africanas, porem ele não vai totalmente contra ao desenvolvimento da civilização, mas sim que essa modernidade não se sobreponha a cultura primitiva do Brasil. 
No manifesto o autor volta aos primórdios e caracteriza o Brasil não colonizado como “idade de ouro” tendo sua própria língua e cultura. O manifesto mudou a forma dos brasileiros encararem as culturas mundiais e também criou uma identidade tupiniquim no cenário artístico mundial.

Origem da semana da arte moderna




O intuito deste evento foi mostrar a insatisfação de certos artistas daquela época ,Anita Malfatti que havia passado vários anos na Europa voltou ao Brasil e deu inicio a exposição das obras modernistas, Porém este  evento foi vitima de vários ataques críticos (principalmente de Monteiro Lobato). Anita ficou desolada e acreditava não ter talento artístico,então com ajuda de seus amigos modernistas foram dar o “troco” nos críticos,essa atitude foi reconhecida como a semana da arte moderna.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Tempo de inovações

A belle époque foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano. A arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau.

A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, também veio com o proposito de renovar, e transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plasticas, na arquitetura e na musica.

A intenção era mudar a produção artística e criar uma arte essencialmente brasileira, porém seguindo novas tendências européias.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Convite da semana da arte moderna



Esse é um convite da semana da arte moderna, que foi realmente o catalisador da nova literatura, coordenando, graças ao seu dinamismo e à ousadia de alguns protagonistas, tendências mais vivas e capazes de renovação, na poesia, no ensaio, na música, nas artes plásticas.

sábado, 11 de maio de 2013

A Arte da Belle Époque...

A Imagem retrata o Estilo de vida Europeu durante a Belle Époque.

Durante a Belle Époque surgiu um novo estilo de Arte chamado então de Arte Nova que surgiu nos finais do século XIX, em reação ao emprego de motivos clássicos ou tradicionais na arte. Em vez de se basear nos sólidos modernos da arte clássica, a Arte Nova valorizava os ornamentos, as cores vivas e as curvas sinuosas baseadas nas formas elegantes das plantas dos animais e das mulheres, essencialmente decorativa sendo as principais obras desse estilo fachadas de edifícios, objetos de decoração, jóias, vitrais e azulejos.

Charge, Belle Époque Carioca

Bambino em charge de 1910. Fonte: Revista de História
A elegância no vestuário era uma das coisas pautadas no modo de vida burguês que estava sendo espalhado na época. A charge retrata a difícil situação que o verão carioca somado as vestimentas elegantes burguesas causava nas pessoas que viviam no Rio de Janeiro.

Características Belle Époque




  • A belle époque é sobretudo um estado de espirito.
  • Inovação cultural e tecnológica e paz entre as nações.
  • A imagem masculina estava ligada ao trabalho profissional, e as roupas transmitiam ideias de sobriedade e dinamismo, a sobrecasaca era a peça mais comum.
  • A imagem feminina: mulheres eram vistas como frágeis e dependentes. Corpo feminino tinha menores possibilidades de movimento devido ao corte de certas peças.
  • Cartazes Publicitários: os espetáculos e a busca pelo prazer  ganharam força, com isso vem a cena a arte na propaganda, em especial nos cartazes buscando, através da estética  uma tentativa de promoção e persuasão.

Origens da Belle Époque

Elegância no vestuário presente no modo burguês de vida da época.
Ocorreu entre as décadas de 1890 e 1914, com a explosão da Primeira Guerra Mundial. Caracterizou-se como uma época de exuberância, na qual o modo de vida burguês europeu exportava seu padrão de burguesia e cultura para as elites americanas.

As origens da bela época (difusão da cultura burguesa pelo mundo), estava ligada à expansão do imperialismo colonialista europeu sobre África e a Ásia, iniciado na segunda metade do século XIX.

A expansão neocolonial possibilitou aos países imperialistas grande acumulação de capital e alimentou o modo burguês de vida, pautado na elegância do vestuário, gestos, hábitos, costumes, ou seja, numa moralidade burguesa, e, portanto, capitalista.


sexta-feira, 10 de maio de 2013

A cultura do divertimento



   Último baile (1905), por Aurélio de Figueiredo 

A Belle Epoque foi marcada com uma chamada cultura do divertimento, gerada através do desenvolvimento das comunicações e a eletricidade, juntamente com o crescimento urbano, ganhando status social na burguesia com os cabarés, que uniam elementos da cultura erudita com elementos das classes baixas. Através disso surgiu também a indústria do divertimento que ocorreu devido também ao desenvolvimento da eletricidade e a diminuição da jornada de trabalho, deixando os operários com mais horas livres para o lazer, o que tornava os parques e cinemas em divertimento de massa, pois os ingressos eram baratos e esses locais acabavam desprendendo as pessoas da realidade cotidiana.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Da Republica Velha ate Hoje...

A chamada Republica Velha, período que a elite cafeeira paulistana e mineira revezava o cargo da presidência da República movida por seus interesses políticos e econômicos se iniciou em 1889, assim caia a Monarquia e iniciava a Republica com o Militar Marechal Deodoro da Fonseca como Presidente através do Governo provisório, esse governo acabou com a mediação da Igreja nos interesses políticos, separando o Estado da Igreja, determinou o fim do padroado e fez com que o casamento se tornasse um registro civil obrigatório, porem apesar de tudo ele renuncia após uma falha na política econômica.

A Primeira Constituição Republicana Brasileira é promulgada, surge o voto aberto, presidencialismo, manutenção de interesses das elites agrárias, exclusão das mulheres e dos analfabetos do direito de voto, a Região Sudeste é privilegiada nos investimentos federais ate os dias de hoje herdado desse período, e o aumento da imigração europeia levou o sul e o sudeste a entrarem em contato com pessoas alfabetizadas e que ajudaram a formar a cultura da região.

Durante a Republica Velha inicia a famosa Política dos Governadores que nada mais é que uma troca de favores políticos entre presidente da República e governadores para garantir seu poder e governabilidade que basicamente não mudou ate os dias de hoje e também o coronelismo que concentrou o poder político e econômico concentrado nas mãos dos coronéis que usavam de qualquer meio para obter vantagens eleitorais para si e seus candidatos.

Porém nesse Período ocorreu muitos conflitos tanto de população, militares e operários com insatisfação e desejavam seus direitos como a Revolta das Chibatas que ocorreu por causa da crueldade contra os marinheiros brasileiros, o que aprendemos com esses fatos é que o governo usa a marcara da democracia e possui mil faces, ate os dias de hoje as revoltas são vistas como ameaça e são sucumbidas à força, os dinheiros que deviam ser usados em nossas escolas e sistema de educação e saúde vão para a Copa do Mundo 2014, por exemplo, ou para fins nada beneficiários a população do Brasil, que pais é esse? Onde educação vale menos que futebol e político tem salário maior que empregado que trabalha ate de finais de semana, naquela época era horrível e nos dias de hoje continua igual só esta mascarada e usam de todos os meios para fazer a população brasileira acreditar que o pais esta crescendo, só se for os bolsos dos políticos, porque podemos observar que a cada dia nos tornamos mais ignorantes, a desigualdade social esta crescendo e ficamos calados.

Elegemos a Dilma porem ela esta agora mais preocupada em aparência do que com os que a colocaram no “trono”, será que voltamos à monarquia? Temos uma nova rainha? Nos toleramos os abusos e nos acovardamos diante da prepotência alheia e achamos que nada mais pode ser feito e nos atolamos em uma poltrona e ficamos vendo televisão, com uma cara patética, a "indignação" indiferente de repórteres na TV quando apelam para o sensacionalismo barato, nós colocamos eles no poder pensando que equilibrariam as classes? Pois o erro de estar tudo como esta é de nós, as favelas são deixadas a deriva da sociedade sem educação e ignorantes como na Republica Velha.

O fato é que nesse Pais somos visto como marionetes porem nós que colocamos a corda em nossos punhos quando votamos em quem não nós representa verdadeiramente, e assim a justiça social não existe no Brasil e acreditamos nos votos derrubando a Corrupção.